quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bife de Soja "à moda do Porto"

(Vegan ou Ovovegetariano)
Ingredientes
(para duas pessoas):
Arroz q.b.
1 lata de Feijão Branco
1 cenoura grande
1 cebola grande
1 fatia de Pimento
2 colheres de "manteiga" de Soja especial cozinha (Alpro)
1/2 dente de alho
1/2 embalagem de Bifes de Soja Com Molho de Tomate
(da marca Cem Porcento - Produtos Naturais)
2 folhas de Louro
Salsa q.b.
Pimenta q.b.
Cominhos q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Água q.b.
Ingrediente Opcional: Ovo Cozido

Receita:
1. cobrir o fundo de um tacho com o azeite. Quando estiver quente, colocar a cebola partida em pequenos gomos, cenoura às rodelas bem finas e alho picado. Deixar refogar até a cebola amolecer.

2. Colocar um pouco de água para a cenoura cozer. Deixar por 10 minutos no lume máximo. Se necessários, colocar mais água.

3. Cortar em pequenos pedaços os Bifes de Soja e separar o feijão da água de cozedura e conservação. Quando a cenoura estiver quase cozida, acrescentar os Bifes de Soja, o Feijão, o Louro, a Salsa, a Pimenta, o Sal, o Pimento e a "manteiga". Acrescentar água de cozedura do feijão ou água na quantidade que achar necerrária. Deixar cozinhar.

4. encher um pequeno tacho com água, Sal e Azeite q.b. Quando estiver a ferver, colocar o arroz e deixar cozer a gosto. Retirar a água em excesso.

5. Sirva o preparado anterior por cima do arroz. Pode ainda acrescentar um ovo cozido.



Receita de Boneca de Trapos

mais receitas AQUI.

4 comentários:

Gusta Fernandes disse...

Nossa, achei esse blog, desculpa o termo, foda!
Eu sempre encontro problemas em encontrar receitas vegetarianas e tudo mais, me tornei ovolactovegetariano há uns 5 meses... mas ainda não consegui me adaptar a preparação de algumas coisas.

Vou linkar o blog e já adianto que desde já estou lendo todos os posts anteriores!

Até mais,

Abraços!

Boneca de Trapos disse...

Ora, muito obrigada Gusta!! :) é uma honra para nós.

ainda não temos muitas receitas no Blog, mas tencionamos colocar sempre mais.

eu sou também ovolactovegetariana há mais de dois anos. Não tenho a maior experiencia de cozinha do mundo xD mas tenho alguma, por isso, alguma coisa de que precise esteja à vontade para perguntar ou pedir. Respondo e ajudo em tudo o que puder. :)

abraço e mais uma vez obrigada!

Gusta Fernandes disse...

Meu maior problema na minha transição para ovolacto foi a construção dos pratos básicos... Nunca havia comido soja, e durante as primeiras 2 semanas eu sofri comendo soja todo dia e sem saber preparar direito, então dá pra imaginar o gosto que ficou. rs

Hoje em dia estou indo um pouco melhor, tento inventar algo novo...
Mas uma das coisas que tenho sentido falta é de strogonoff... não consegui acertar de forma alguma com a soja em pedaço. Se você puder me dar um help, agradeço muito!!! hehe

beijos!

Boneca de Trapos disse...

sempre a melhorar :)

soja em pedaços é a soja texturizada grossa? tipo, isto: http://www.hippo.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/7/8/7896283000218.jpg ?

se sim, então esta soja requer hidratação. na maioria dos casos, 1 hora imersa em água será suficiente. mas precisa conhecer as marcas. aqui em Portugal, por exemplo, existe a marca "área viva" que é um pouco mais barata, mas a soja texturizada grossa não chega a hidratar muito bem. precisa de estar uma hora e meia no mínio com água quente e trocá-la várias vezes e há sempre alguma parte dos pedaços que não fica muito bem. Essa desaconselho totalmente. não conheço as marcas que estão no mercado do Brasil, por isso, não posso aconselhar nenhuma.

é uma questão de experimentar. tem de colocar em água durante uma hora para hidratar e depois tem de escorrer bem aquela água com as mãos, apertando os pedaços. têm de estar moles - isso significa que estão bem hidratados. e depois cozinha naturalmente conforme desejar. Eu, pessoalmente, utilizo muito a soja grossa para subtituir almondegas.

nunca fiz strogonoff, mas encontrei esta receita aqui: http://cafenatiffanys.wordpress.com/2008/09/03/strogonoff-vegetariano/

pareceu-me bem! as marcas que tenho usado não hidratam em 15 minutos. mas de qualquer forma, na embalagem diz quanto tempo ela deve ser hidratada.

espero ter ajudado.

beijo