terça-feira, 27 de setembro de 2011

Touradas proibidas na Catalunha

« Comunidade autónoma espanhola da Catalunha proibiu hoje, por maioria, as corridas de touros. Fação pró-touradas vai apresentar recurso.


As touradas serão proibidas na Catalunha a partor de Janeiro de 2012. A decisão foi aprovada pelo parlamento da comunidade autónoma, com 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções.


O tema gerou discussões no parlamento, manifestações nas ruas, e, no último domingo, a única praça da Catalunha, La Monumental, foi palco de tomadas de posição das fações pró e anti-touradas. A Iniciativa Legislativa Popular foi apresentada em dezembro pela plataforma Prou! (em tradução literal: Basta!), que recolheu 180 mil assinaturas. A lei só entrará em vigor em Janeiro de 2012, pelo que, até lá, a praça La Monumental poderá manter a sua programação.



Touradas fora das Canárias

Os defensores das corridas de touros, consideradas uma das marcas culturais de Espanha, vão recorrer para o Tribunal Constitucional e o Partido Popular vai tentar fazer uso das leis estatais para que a proibição não se concretize, avança o "El País". Os empresários taurinos vão lutar para serem indemnizados. Recorde-se que a Catalunha não é a primeira comunidade autónoma espanhola a proibir as touradas: em 1991, as ilhas Canárias tomaram a mesma decisão. »



Falta agora esperar que Portugal siga o velho costume de ir atrás das modas estrangeiras e o faça, desta vez, por uma boa causa.

3 comentários:

Hayley Nya* disse...

Olá! :D Eu sou anti-tourada... acho desumano deixarem aqueles pobres animais entrarem na arena para serem quase troçados e depois mutilados... a sério que me deixa assim uma raiva miúdinha quando vejo pessoas a deliciarem-se com tamanho espectáculo... queria ver se fosse neles. Estaria lá a aplaudir... (brincadeira :p) Espero que em portugal também seja tomada esta medida... :)
Uma pergunta... adicionaste-me no facebook, certo?
um beijinho! ^^

Hayley Nya* disse...

haha sim, essa mesma! :P

Nayara Borato disse...

Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Nayara e cheguei até vc através do Blog Alma de poesia. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir um blog do meu amigo Fabrício, que eu acho super interessante, a Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. A Narroterapia está se aprimorando, e com os comentários sinceros podemos nos nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs





Narroterapia:

Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.



Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

http://narroterapia.blogspot.com/